Por algum tempo a tecnologia Light Emitted Diode, muito mais conhecida na sigla LED, foi utilizada como sinalizador de aparelhos eletrônicos, mas atualmente é a principal escolha quando se trata de iluminação, seja em casa, nas ruas de grandes cidades, no comércio, escritórios e até em indústrias.
As vantagens são grandes em comparação com as lâmpadas comuns, tanto na eficiência e economia quanto na sustentabilidade e na durabilidade, mas a lista de vantagens avança.
É por isso que nesse artigo vamos detalhar e explicar cada vantagem de incluir a iluminação LED na sua empresa.
Eficiência energética + vida útil = economia
A capacidade luminosa do LED é muito boa e essa talvez seja a vantagem mais conhecida dele, mas você sabe o que isso quer dizer? Significa que, quando a corrente elétrica passa pelo diodo, grande parte é revertida em luz e uma parte ínfima é transformada em calor, resultando num aproveitamento de 80% a mais de energia quando comparado à iluminação incandescente.
Tudo isso, por sua vez, causa uma grande economia no bolso, porque além de reduzir o uso de energia, as lâmpadas de LED também acabam durando muito mais que as incandescentes e fluorescentes – considerando-se o uso de 24h por dia, as LEDs teriam durabilidade de 11 anos!
Claro que não é só a questão energética que influencia na vida útil dos aparatos, o material do qual é produzido o LED também o torna muito mais durável. As luminárias da Lumican, por exemplo, são produzidas em alumínio com pintura eletrostática e sem a utilização de vidro para uma maior resistência a vibrações. São pequenos cuidados que diminuem em até 7x os custos de manutenção na iluminação de uma empresa.
Menor impacto no meio ambiente
Você sabia que 25% de toda a energia gerada no mundo é destinada ao uso na iluminação? Nesse caso, a eficiência energética proporcionada pelos LED também é uma boa maneira de reduzir as emissões de gases de efeito estufa que, de maneira geral, são emitidos na produção de energia.
Então, a redução de consumo de energia com a implantação da tecnologia LED, não só faz uma empresa sair na frente por conta da economia financeira, mas, também, na diminuição do impacto no meio ambiente. Além disso, LED não emite radiação ultravioleta, não tem mercúrio, tungstênio ou qualquer substância tóxica que pode ser encontrada nas lâmpadas fluorescentes.
LED não degrada produtos ou o ambiente
O LED é o tipo de iluminação ideal para estoques, lojas e indústrias, isso por que o diodo não aquece os ambientes, não emite raios ultravioleta ou infravermelho, nem contém metais pesados em sua composição.
Em vista disso, alimentos, tecidos ou materiais compostos de plásticos, por exemplos, ficam ilesos sob essa iluminação, diferentemente dos que ficam sob iluminação fluorescentes ou incandescentes.
Ganho de luminosidade
Uma luz que não canse aos olhos, mas que mesmo assim faça com que um funcionário consiga ter uma boa visibilidade do que está realizando é a iluminação ideal para um ambiente de trabalho. Assim como uma loja que tenha uma iluminação que realce de forma natural os produtos que ela vende, também é o que se espera quando se cria um projeto de iluminação para um ambiente interno comercial. Sem falar das fachadas, que em ambos os contextos – corporativo e comercial – devem estar iluminadas de forma que cause uma boa impressão ao cliente.
Situações em que uma boa iluminação aparece como imprescindível não faltam, dado que nos setores comerciais uma iluminação inteligente destaca os produtos e impacta no aumento das vendas; e nos corporativos o impacto é diretamente no aumento de produção – não é por menos que cada vez mais as empresas estejam utilizando projetos com iluminação LED
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Mande uma mensagem para nós.
Fonte: Ozli