A utilização racional de energia, chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.
A eficiência energética é um assunto que está cada vez mais em pauta em diversas discussões e estudos sobre avanços tecnológicos. Mas como ela funciona e quais são as formas de economizar?
Além de explicar o que é eficiência energética e como aplicá-la, o intuito deste artigo é ajudar a compreender como a distribuição do consumo por setores pode afetar no preço. Acompanhe!
Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e qualidade. Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia.
O tema é tão importante que é alvo, inclusive, de programas governamentais. Com o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica, foi criado o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro. Ele fornece as informações sobre a eficiência energética dos equipamentos.
Desta forma, na hora de comprar um equipamento, podemos escolher o mais eficiente. Essa etiqueta também estimula a fabricação de produtos cada vez mais eficientes. Especificamente para eletricidade, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel.
Podemos contabilizar uma gama de vantagens consequentes da Eficiência Energética. Além de fazer bem ao meio ambiente, por diminuir o consumo de recursos naturais, também impacta positivamente as contas pagas pelos consumidores mensalmente.
A redução de custos é uma tarefa constante na vida do pequeno empresário, porque isso pode significar manter a empresa atuante no mercado competitivo. A energia tem um papel importante nesse cenário de redução, porque ela é um insumo básico e essencial para qualquer atividade exercida.
O empresário deve buscar alternativas para a redução dos gastos com energia elétrica e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do meio ambiente. E a eficiência energética é uma aliada importante nessa empreitada.
Trocar as lâmpadas da sua empresa é um excelente começo. As luminárias de LED oferecem o mesmo grau de iluminamento que as lâmpadas vapor de sódio, mista e metálica com potência bem menor.
Assim, um modelo de LED de 100W e com iluminação entre 12.500 e 14 mil lúmens equivale a um de vapor de sódio de 400W (mais aproximadamente 60W do reator). Esses 360W de diferença representam quase 80% de economia.
E mais: a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor transferido para o ambiente, menor – com isso, os sistemas climatizados gastam menos energia para resfriar o local. Essa economia pode representar, em média, aproximadamente R$ 100 mil de economia mensal direta a cada 1 mil luminárias.
Adotando a eficiência energética, você sem dúvida alguma estará ganhando dinheiro e, de quebra, contribuindo para a redução do impacto ambiental da sua atividade.
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Mande uma mensagem para nós.
Fonte: Ozli